Premium "Tudo vai correr pelo melhor" é a resposta às eleições anuladas em Istambul

Imamoglu, o vencedor das eleições de 31 de março, respondeu à decisão da comissão eleitoral (ou de Erdogan, segundo os críticos) com uma mensagem de esperança e otimismo que contagiou as ruas da maior cidade turca e as redes sociais.

Recep Tayyip Erdogan diz com regularidade que quem ganha Istambul ganha a Turquia. Aconteceu com o próprio: antes de chegar a primeiro-ministro e depois a chefe de Estado foi presidente da maior cidade do país. A derrota ocorrida nas autárquicas de 31 de março não estava no programa de um homem em deriva autoritária e na segunda-feira à noite a comissão eleitoral anunciou a repetição da eleição, que foi ganha por uma diferença de 14 mil votos, após recontagens totais em cinco das 39 divisões eleitorais da metrópole, e parciais nas restantes (votos em branco e nulos).

Os cidadãos de Istambul reagiram à notícia batendo em tachos e panelas - como já é tradição nos momentos de protesto -, mas também com marchas e cânticos. "Solidariedade contra o fascismo", "Isto é só o princípio, a luta continua" ou "direitos, lei, justiça" foram algumas das palavras de ordem dos manifestantes.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG