Premium Sinn Féin pode vencer pela primeira vez na Irlanda independente

Eleições deste sábado são disputadas por três partidos, um cenário inédito. O partido historicamente ligado ao IRA pode chegar em primeiro, mas não é de esperar que forme governo.

Ciara é o nome da tempestade que se abate neste fim de semana sobre as Ilhas Britânicas. Além da previsão de vento e chuva fortes, outro fenómeno extremo pode decorrer neste sábado, caso as sondagens se confirmem. O Sinn Féin, partido nacionalista e republicano que venceu as primeiras duas eleições legislativas na Irlanda (sob a dependência do Reino Unido) em 1918 e 1921, pode voltar a vencer, mas desta vez na independente República da Irlanda. Um cenário que até há poucas semanas ninguém julgaria possível, nem os próprios dirigentes do partido, uma vez que só vai apresentar 42 candidatos aos 158 lugares do Dáil Éireann, o parlamento de Dublin.

"Se quer de facto uma república irlandesa vote Sinn Féin". Um cartaz reproduz nas ruas de Dublin o que foi usado na campanha de 1918 e que deu a vitória aos nacionalistas. A mensagem não é nova, mas estará a passar. No ano passado teve 10% dos votos nas eleições autárquicas e agora manteve uma trajetória de crescimento, terminando em primeiro nas sondagens, com 25%.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG