Andamos todos a fazer o mesmo no Instagram? Esta conta acha que sim

Supostamente, todos os perfis do Instagram são diferentes, certo? Mas há quem tenha reparado que há demasiadas semelhanças entre imagens partilhadas no Instagram - tantas que até dá para fazer uma conta só dedicada a agrupar imagens parecidas.

Chama-se Insta Repeat e prova que não há assim tantas fotografias únicas e inspiradoras no Instagram. Afinal, em mil milhões de utilizadores, alguma coisa haveria de sair repetida.

Com a primeira imagem a ser partilhada no início de junho, a Insta Repeat já conseguiu conquistar mais de 92 mil seguidores no Instagram, que contribuem ativamente com sugestões nos comentários.

Há imagens que são tão habituais no Instagram - como a fotografia tirada dentro de uma tenda, habitualmente com uma paisagem à frente - que já tiveram direito a vários "episódios" no feed de imagens.

A pessoa responsável pela conta Insta Repeat tem preferido ficar no anonimato, mas há sites como o Photoshelter que referem tratar-se de uma artista de 27 anos, que vive no Alasca, e que reparou nas similaridades entre as fotografias - principalmente aquelas que são partilhadas por influencers.

Através de e-mail, a responsável pela conta de Instagram refere que "o facto de viver num sítio popular e muito fotografado por viajantes mais aventureiros" a levou a criar a Insta Repeat - pelas inúmeras vezes em que via as mesmas imagens.

A primeira imagem partilhada no Instagram Insta Repeat é a de viajantes mais aventureiros numa canoa - temática que, aliás, é recorrente nas mais de 80 imagens que compõem o Insta Repeat. Terão sido as várias fotografias parecidas, tiradas em canoas, que despertaram a curiosidade na criadora da Insta Repeat, que ponderou várias vezes a ideia de criar esta conta, explica a criadora ao blogue da Photoshelter.

Todas as pessoas são mencionadas na respetiva fotografia que compõem o mural de semelhanças, para que possam ser atribuídos créditos. Há fotógrafos e influencers que não escondem o desagrado por serem mencionados nesta conta repleta de déjà-vus - alguns deles até chegam a bloquear a Insta Repeat, como é mencionado em algumas das imagens partilhadas e referido ao Photoshelter.

Ainda assim, esta não é a primeira vez que alguém repara que, em viagem, tiramos todos fotografias muito semelhantes para alimentar as redes sociais. O videógrafo Oliver KMIA fez justamente um exercício muito semelhante, em vídeo, que mostra os clichés de viagem. O resultado é este vídeo, chamado Instravel.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.