Premium O candidato de Merkel ou o Ironman da Finlândia? PPE escolhe candidato à sucessão de Juncker

Partido Popular Europeu está reunido em congresso em Helsínquia, na Finlândia, nestas quarta e quinta-feira. E terá de escolher entre o conservador Manfred Weber e o moderno Alexander Stubb para candidato à presidência da Comissão Europeia.

Um é alemão, da Baviera, eurodeputado desde 2004, líder do PPE desde 2014 e tem 46 anos. O outro é finlandês, de Helsínquia, é vice-presidente do Banco Europeu de Investimento desde 2017, foi primeiro-ministro, ministro das Finanças, ministro dos Assuntos Europeus e Comércio e ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia. E tem 50 anos.

Manfred Weber e Alexander Stubb são os dois candidatos a candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à sucessão do luxemburguês Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia em 2019. Nesta quarta-feira vão ter um debate de meia hora, no âmbito do congresso do PPE, que decorre em Helsínquia, capital finlandesa, até quinta-feira. Um dos dois será o escolhido pelos delegados ao congresso do - por agora - maior grupo político no Parlamento Europeu.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.