Exclusivo A história do primeiro clássico. Quando Benfica e FC Porto eram amigos

O primeiro jogo de sempre entre águias e dragões realizou-se no Porto em 1912. Foi uma espécie de tira-teimas para ver quem era o melhor de Portugal, mas a receção aos encarnados foi apoteótica.

Uma história com mais de 106 anos. Benfica e FC Porto, que neste domingo (17.30 horas) se defrontam na Luz para a 7.ª jornada da I Liga, são velhos conhecidos, rivais do futebol português e, ao contrário do que acontece nos tempos modernos, os dois clubes até começaram por ter uma relação amistosa, que se prolongou ao longo de décadas. A prova disso é o primeiro duelo entre ambos, no longínquo dia 28 de abril de 1912. Os dragões convidaram os encarnados para uma partida amigável no Porto. E foi mesmo amigável do início ao fim.

Os dirigentes do FC Porto começaram por ficar incomodados com a imprensa lisboeta, que considerava o Benfica como campeão de Portugal, numa altura em que não havia campeonato nacional. E foi por isso que enviaram uma carta a Cosme Damião, fundador e presidente benfiquista, a desafiar o seu clube para uma partida por forma a tirar as dúvidas sobre quem era afinal o melhor. O líder dos encarnados aceitou e os portistas comprometeram-se a suportar as despesas da viagem de comboio da comitiva de 24 benfiquistas, que chegou à Invicta às 23.57 do dia 27 e teve uma receção apoteótica na Estação de São Bento, onde marcaram presença vários adeptos portistas para saudar o adversário.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG