Premium Batismo, ação e família. Como a Marinha está a conquistar fuzileiros

Marinha, onde este sábado se celebra o Dia do Fuzileiro, adotou medidas experimentais nos últimos cursos de militares contratados após as taxas de desistência terem ultrapassado a barreira dos 50% e atingido os 77% em 2018.

A Marinha tinha um défice de 533 praças no final de junho deste ano, face ao número de 4097 vagas autorizadas. Mas com 40% desse défice (149) a incidir no Corpo de Fuzileiros, o ramo adotou medidas experimentais para o segundo curso de 2018 (setembro). Embora provisórios, os resultados mostram que, pela primeira vez desde 2015, se inverteu uma taxa de desistências que chegou aos 77% - e logo para os 44% (ver infografia).

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.