Premium As "loucas no sótão"

O tema da mulher de comportamento desviante, escondida (ou mesmo aniquilada) pela família, como nódoa em toalha de linho, é recorrente na literatura ocidental dos séculos XIX e XX.

"Sonhei, na noite passada, que voltara a Mandarlay", escreve Daphne du Maurier na abertura do seu mais famoso romance, Rebeca, adaptado ao cinema por Alfred Hitchcock. Mas o sonho é, na verdade, um pesadelo, feito de quartos fechados à chave, segredos vergonhosos, gritos que atravessam a noite como um vento de morte. O tema da mulher de comportamento desviante, escondida (ou mesmo aniquilada) pela família, como nódoa em toalha de linho, é recorrente na literatura ocidental dos séculos XIX e XX. Mas não se tratava apenas de uma fantasia literária. O horror aos socialmente inconvenientes "nervos" das mulheres transformaram Rosemary Kennedy num "vegetal", depois da lobotomia decidida pelo pai, o todo-poderoso patriarca do clã Kennedy, levaram ao internamento compulsivo da atriz Frances Farmer por ordem da mãe ou de Maria Adelaide Coelho da Cunha pelo marido. E tantas como elas, jovens ou não, ricas ou pobres, realmente enfermas ou apenas desobedientes, cujas histórias ficaram por contar.

O tema foi literariamente consagrado por Charlotte Brontë no clássico A Paixão de Jane Eyre, publicado em 1847 sob o pseudónimo masculino de Currer Bell. A protagonista, que dá título à obra, é uma jovem órfã, sem recursos mas escolarizada, que é colocada como precetora de uma menina num palacete sombrio e isolado, onde o proprietário, Mr. Rochester, é pouco mais do que uma presença fantasmagórica. Sensível, Jane não tardará a compreender que algo, ou alguém, muito estranho se oculta no sótão da casa. Mas o silêncio aterrorizado dos criados vai impedindo que ela conheça uma verdade que só lhe será revelada em trágicas circunstâncias. O segredo tinha um nome e um corpo: era a própria mulher de Mr. Rochester, que ele conhecera durante uma viagem à Jamaica e que alegadamente teria enlouquecido já em Inglaterra.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG