Premium Aconteceu em 1981 - Querelas na posse do segundo governo de Balsemão

O Presidente Eanes e o primeiro-ministro pediram para que não se perdesse tempo com questões menores.

A Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda acolheu há 38 anos a tomada de posse do VIII Governo Constitucional, o segundo presidido em escassos nove meses por Francisco Pinto Balsemão, depois da morte de Francisco Sá Carneiro.

Ao dar posse ao primeiro-ministro, o Presidente da República António Ramalho Eanes deixava o recado: "Temos perdido tempo em questões menores." E o discurso de Pinto Balsemão seguia no mesmo sentido: "O momento que vivemos não é de molde a tolerar querelas institucionais." E essas foram as frases que o DN puxou para a primeira página.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.