Premium Sindicato comunista entra na PJ e provoca terramoto nos inspetores

Uma federação sindical, filiada na CGTP, está desde sexta-feira passada à mesa de negociações com o governo, para discutir o novo estatuto da PJ - é a primeira vez na história da Judiciária que tal acontece.

Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Função Pública e Sociais (FNSTFPS) - é este o nome da megaestrutura, filiada na CGTP, que assumindo a representação de cerca de três dezenas de inspetores na Polícia Judiciária (PJ), se sentou à mesa de negociações com o governo, para discutir o novo estatuto destes profissionais - um situação inédita no histórico deste corpo superior de investigação criminal.

A reunião, que decorreu na passada sexta-feira, no Ministério da Justiça, teve um inspetor do Porto a representar a federação, cujo presidente, Artur Sequeira, é um dirigente do "setor sindical" do PCP.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.