exclusivo
04 SET 2019
04 setembro 2019 às 00h08

Sporting já teve 20 treinadores desde a última vez que foi campeão, em 2002

Holandês que conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal na época passada deixou o cargo ao fim de dez meses. É o 20.º treinador a passar por Alvalade desde que Boloni conquistou o campeonato. Paulo Bento foi o que mais tempo aguentou. Um nem conheceu os cantos à casa.

Nuno Fernandes

Marcel Keizer, 50 anos, não durou um ano em Alvalade - foram concretamente 295 dias no cargo. O treinador holandês, escolha do presidente Frederico Varandas, que foi anunciado como sucessor de José Peseiro a 8 de novembro de 2018, deixou nesta terça-feira o cargo, precisamente um dia depois do encerramento do mercado de transferências, onde a SAD leonina esteve particularmente ativa, a fechar várias saídas e a garantir três reforços de última hora.

Ao que o DN apurou, a decisão estava praticamente tomada desde sábado passado, após a derrota caseira (2-3) com o Rio Ave, num jogo em que Coates cometeu três grandes penalidades que resultaram nos golos da equipa vilacondense. Mas os antecedentes de algum desagrado já eram anteriores (na realidade desde a época passada, apesar de camuflados com as vitórias na Taça da Liga e Taça de Portugal) e na estrutura leonina o técnico não tinha a confiança de alguns elementos, sobretudo após uma pré-época desastrosa em que os leões não venceram um único jogo e depois com a goleada (5-0) diante do Benfica na Supertaça. A decisão só não terá sido tomada antes porque além de o presidente Frederico Varandas ter estado uns dias ausente no estrangeiro, o mercado só encerrou na segunda-feira à meia-noite.

O técnico holandês, que na época passada conquistou a Taça da Liga e a Taça de Portugal, é o 20.º treinador dos leões desde que a equipa se sagrou pela última vez campeã nacional, em 2001-2002, sob a orientação de Laszlo Boloni (Peseiro teve duas passagens, primeiro em 2004/05 e mais recentemente em 2018). De então para cá, incluindo o treinador romeno que saiu logo na época a seguir a conquistar o título, passaram por Alvalade duas dezenas de técnicos. Quase todos deixaram o clube por decisão da SAD e na sequência de maus resultados. Um número que supera os dois rivais em período idêntico - desde 2002, o Benfica teve dez treinadores e o FC Porto 15.

Desempenhos dos técnicos do Sporting desde 2002

2002-03
Laszlo Bölöni - 43J 21V, sem títulos

2003-04
Fernando Santos - 40J, 26V, sem títulos

2004-05/2018
José Peseiro - 63J, 34V, sem títulos/14J, 9V, sem títulos

2005-09
Paulo Bento - 194J, 117V, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças

2009
Leonel Pontes - 1J, 0V, sem títulos

2009-10
Carlos Carvalhal - 33J, 16V, sem títulos

2010-11
Paulo Sérgio - 38J, 20V, sem títulos

2011
Alberto Cabral - 1J, OV, sem títulos

2011
José Couceiro - 10J, 4V, sem títulos

2011-12
Domingos Paciência - 35J, 19V, sem títulos

2012
Sá Pinto - 30J, 15V, sem títulos

2012
Oceano Cruz, 4J, 0V, sem títulos

2012-13
Franky Vercauteren, 11J, 2V, sem títulos

2013
Jesualdo Ferreira, 18J, 10V, sem

2013-14
Leonardo Jardim, 35J, 23V, sem títulos

2014-15
Marco Silva, 53J, 31V, 1 Taça de Portugal

2015-18
Jorge Jesus, 154J, 98V, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga

2018
Sinisa Mihajlociv, 0J

2018
Tiago Fernandes, 2J, 1V, sem títulos

2018-19
Marcel Keizer, 42J, 25V, 1 Taça da Liga e uma Taça de Portugal

O técnico que durou mais tempo no clube leonino foi Paulo Bento. O antigo jogador do Benfica e do Sporting treinava os juniores dos leões e foi na altura promovido após a saída de José Peseiro. Mas acabou por ser uma exceção à regra na dança de treinadores em Alvalade, permanecendo no clube quatro temporadas e meia. Realizou um total de 194 jogos oficiais, com 117 vitórias. Apesar de não ter conseguido conquistar o campeonato (ficou sempre no segundo lugar, atrás do FC Porto), ganhou duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Acabou por sair na época 2009-2010, durante o mês de novembro, demitindo-se na altura por considerar "não estarem reunidas as condições para se manter no comando técnico da equipa".

A grande maioria dos 20 técnicos que passaram por Alvalade desde 2002 não chegaram a cumprir uma época inteira. O caso mais flagrante foi o do belga Franky Vercauteren, que na temporada 2012-2013 só resistiu dois meses no cargo, sendo na altura rendido por Jesualdo Ferreira. Isto, claro, excetuando os interinos que pegaram na equipa num curto espaço de tempo (Leonel Pontes, Alberto Cabral, Oceano Cruz e Tiago Martins). Refira-se que no reinado de Frederico Varandas, que vai agora completar um ano na presidência, já passaram pelo clube três treinadores: José Peseiro, Tiago Fernandes e Marcel Keizer. Ou seja, está um quarto a caminho.

Há ainda o caso curioso de Sinisa Mihajlovic, técnico sérvio que passou por clubes como Bolonha, Catânia, Fiorentina, seleção da Sérvia, Sampdoria, AC Milan e Torino, que chegou a ser oficializado, mas que nunca conheceu os cantos à casa, pois Bruno de Carvalho foi corrido da presidência do Sporting e com a entrada em funções da Comissão de Gestão e da SAD presidida por Sousa Cintra, uma das primeiras medidas foi rescindir imediatamente o contrato com Mihajlovic.

Varandas diz que Keizer foi um senhor... até na saída

Como foi referido anteriormente, a decisão da saída de Keizer estava tomada desde sábado. Mas só após o treino realizado na Academia de Alcochete nesta terça-feira, a estrutura do futebol leonino e o presidente Frederico Varandas reuniram com o técnico holandês para consumar a saída. A informação sobre o divórcio começou numa primeira fase por ser confirmada por fonte do Sporting, mas só após a hora do almoço os leões enviaram um primeiro comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), confirmando a existência de "uma manifestação de interesse para cessação do contrato de trabalho do treinador Marcel Keizer".

Horas mais tarde, à margem da cimeira de presidentes inserida no programa da ação Thinking Football que decorreu em Oeiras, Frederico Varandas confirmou de viva voz a saída do treinador, salientando que o holandês até na saída foi um senhor. "Entendemos que hoje se fecha um ciclo. Marcel Keizer entrou no Sporting em novembro de 2018, lembramo-nos de como estava o clube naquele momento, que quase nenhum treinador queria vir para o Sporting no momento em que o clube se encontrava. Teve a coragem de o fazer. Cumpriu a missão com distinção, venceu dois títulos, o Sporting está agradecido. Foi sempre um grande senhor e até na saída o foi", referiu o líder leonino, remetendo mais declarações para esta quarta-feira.

Marcel Keizer também se despediu em declarações na Sporting TV, desejando sucesso ao clube e apelando à união de todos. Olho para trás e reconheço que foi um ótimo período, com duas taças conquistadas. Agora é tempo de outro treinador assumir o lugar. Quero agradecer a todos os que trabalharam comigo porque foi um ótimo período. Espero que o clube tenha muito sucesso no futuro, tal como tivemos na época passada, em que ganhámos duas taças. "Espero que o Sporting esteja unido e que os adeptos estejam ao lado da equipa. E assim os jogadores possam fazer o seu trabalho. Quando todos apoiarem a direção e os jogadores, vai ser muito bom para o clube. Espero que ganhem muitos troféus nos próximos anos."

Leonel Pontes interino

Apesar de ainda carecer de informação oficial, algo que só nesta quarta-feira deve acontecer, Leonel Pontes vai assumir o cargo, ao que tudo indica, de forma interina. O atual técnico dos sub-23 dos leões - a equipa está no primeiro lugar da Liga Revelação, com cinco vitórias em cinco jogos - é um homem que conhece muito bem os cantos à casa, pois trabalhou durante muitos anos nos vários escalões de formação do clube (foi inclusivamente o tutor de Cristiano Ronaldo e foi depois adjunto de Paulo Bento durante quatro anos e meio, tendo até orientado a equipa principal num jogo quando Bento saiu.

Mas, ao que tudo indica, pode ser apenas uma solução de forma interina (Bruno Lage quando sucedeu a Rui Vitória também foi e acabou por ficar porque mostrou resultados). Ao que o DN apurou, caso a SAD leonina parta para outra solução, a preferência passa por um técnico português.

A SAD leonina tem agora algum tempo para apreciar melhor a situação, dado que o campeonato está parado no próximo fim de semana devido ao compromisso das seleções nacionais. Veremos então se será Leonel Pontes ou outro treinador a orientar a equipa no próximo jogo, diante do Boavista, dia 15, no Bessa.