04 OUT 2018
04 outubro 2018 às 06h15

Alerta: sarampo, escarlatina, tuberculose

"Acautelai os vossos bebés", avisava o DN na notícia de abertura deste dia 4 de outubro de 1913. O motivo, classificado como "questão médico-social", era descrito em larga coluna prolongando-se quase até ao rodapé, assinada por médico reconhecido: José Guilherme Ennes.

Em causa estava a descontração dos pais, que se traduzia em riscos graves para as crianças -- risco de contraírem doenças contagiosas como a escarlatina, o sarampo, a tosse convulsa, a febre tifoide e até a tuberculose.

"Nada mais vulgar do que vermos as crianças brincando na praia, fazendo com as pequeninas mãos cheias de areia castelos, túneis, até rebolando-se nos montões de areia fina com tanta alegria como proveito para o seu franzino corpinho. Por outro lado, a toda a hora vemos crianças sentadas na terra dos jardins públicos, remexendo-a, esgravatando-a, e levando em seguida as mãos à boca e aos olhos. Não haverá perigo nos dois casos ou haverá em algum? No segundo caso há sem dúvida perigo."

A notícia/alerta continuava explicando que por toda a Europa eram conhecidos os problemas de bactérias e micróbios, da falta de higiene e dos seus efeitos particularmente nocivos para os mais frágeis -- "pobres e amorosos bebés!".

E aconselhava então cuidados de higiene que podiam ser fundamentais na preservação dos pequenos.