1937. Casamento do duque de Windsor

A 4 de junho de 1937 o DN noticiava o casamento pelo qual Eduardo VIII tinha abdicado do trono. Tornou-se Duque de Windsor para casar-se com Bessie Wallis, uma socialite norte-americana

"O duque de Windsor casou-se ontem com a senhora Wallis de Warfield", noticiava o DN a 4 de junho de 1937. Nas páginas do jornal, foram impressas as palavras que davam conta do casamento que levou Eduardo VIII a abdicar do trono.

"A cerimónia civil e o ato religioso efetuaram-se nos salões do Castelo de Candé, apenas com a assistência de doze convidados", lia-se no jornal. O casamento acontecera meses depois de Eduardo VIII abdicar do trono, a 5 de dezembro de 1936.

Apesar da oposição de vários quadrantes da sociedade britânica, Edward não desistiu de Bessie Wallis Warfield - "a mulher que amo", afirmou -, uma norte-americana divorciada do primeiro marido e em processo de divórcio do segundo.

Abdicou do troco, foi sucedido pelo irmão Alberto, que tomou o título de Jorge VI - pai da rainha Isabel II -, tornou-se duque de Windsor e casou-se com Wallis. "A cerimónia do casamento civil foi muito rápida e muito simples", relatava o DN dando conta de um "sorridente" duque de Windsor. "Está radiante. É a verdadeira imagem da felicidade", dizia à reportagem do jornal uma "individualidade francesa".

"Os noivos partiram ontem mesmo para destino desconhecido", acrescentava-se. Mantiveram-se casados até à morte do duque de Windsor, em 1972.

Ler mais

Exclusivos