Premium Deputados voltam de férias. Ferrovia, aeroportos e demografia na agenda

Na terça-feira é a audição ao presidente da CP, que promete aquecer já o debate parlamentar. Comissão Permanente será outro palco para essa discussão.

Ferrovia, aeroportos e demografia são já alguns dos aperitivos para as próximas semanas de debates parlamentares, agora que os deputados regressam ao trabalho. Na segunda-feira, o regresso faz-se ainda em contacto com o eleitorado, mas na terça-feira à tarde já há promessa de um debate aceso entre as diferentes bancadas, com a audição do presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira.

A situação da CP tem sido uma bandeira do CDS, que durante as últimas semanas promoveu várias iniciativas sobre o estado dos serviços prestados pela empresa, mas foi o PSD que pediu a presença na Assembleia da República, já há quase dois meses, de Gomes Nogueira, para discutir "a degradação do material e do serviço prestado por aquela empresa".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Patrícia Viegas

Espanha e os fantasmas da Guerra Civil

Em 2011, fazendo a cobertura das legislativas que deram ao PP de Mariano Rajoy uma maioria absoluta histórica, notei que quando perguntava a algumas pessoas do PP o que achavam do PSOE, e vice-versa, elas respondiam, referindo-se aos outros, não como socialistas ou populares, não como de esquerda ou de direita, mas como los rojos e los franquistas. E o ressentimento com que o diziam mostrava que havia algo mais em causa do que as questões quentes da atualidade (a crise económica e financeira estava no seu auge e a explosão da bolha imobiliária teve um impacto considerável). Uma questão de gerações mais velhas, com os fantasmas da Guerra Civil espanhola ainda presente, pensei.