Premium Deputados voltam de férias. Ferrovia, aeroportos e demografia na agenda

Na terça-feira é a audição ao presidente da CP, que promete aquecer já o debate parlamentar. Comissão Permanente será outro palco para essa discussão.

Ferrovia, aeroportos e demografia são já alguns dos aperitivos para as próximas semanas de debates parlamentares, agora que os deputados regressam ao trabalho. Na segunda-feira, o regresso faz-se ainda em contacto com o eleitorado, mas na terça-feira à tarde já há promessa de um debate aceso entre as diferentes bancadas, com a audição do presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira.

A situação da CP tem sido uma bandeira do CDS, que durante as últimas semanas promoveu várias iniciativas sobre o estado dos serviços prestados pela empresa, mas foi o PSD que pediu a presença na Assembleia da República, já há quase dois meses, de Gomes Nogueira, para discutir "a degradação do material e do serviço prestado por aquela empresa".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.