Premium As "sensacionais" Festas de Coimbra

O DN de 3 de julho de 1935, uma quarta-feira, dava grande destaque na primeira página às Festas de Coimbra, que se iriam realizar no fim de semana seguinte. O jornal era um dos promotores do evento na cidade do Mondego.

"É extraordinário e indescritível o entusiasmo que vai por este país fora por causa das Festas de Coimbra", escrevia o DN na sua primeira página de 3 de julho de 1935. Organizadas pelo jornal, pela revista Eva e pela Junta Geral do Distrito, o evento comemorava a inauguração do "maior e mais importante sanatório da Península - dos melhores do mundo", o Sanatório da Colónia Portuguesa do Brasil na Quinta dos Vales, obra do professor Bissaia Barreto, elogiado no artigo como benemérito. As festividades incluíam, no sábado, "o grande e original 'Baile do Romantismo' nos formosíssimos jardins da Quinta dos Vales" e, no domingo, "o cortejo medieval e o torneio de cavalaria", organizado por Leitão de Barros, o cineasta que realizou A Severa, o primeiro filme português sonoro. Um "acontecimento sensacional", sintetizava o DN.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.