Premium

Marinha

Resistir e escapar. Mundo do frio extremo já não tem segredos para este fuzileiro

O primeiro-sargento fuzileiro Roberto Guedes Alípio concluiu na Noruega, em fevereiro, o curso de formadores da NATO para ensinar como sobreviver, evadir, resistir e escapar em condições extremas de frio, com menos 20º a 30º... e vento.

As provas físicas de admissão no curso de sobrevivência da NATO em condições extremas de frio, na Noruega, eliminaram logo vários candidatos. Mesmo sendo das forças especiais, nem todos conseguiram correr oito quilómetros com 25 quilos de areia às costas em menos de uma hora e quatro minutos e, a seguir, fardados, nadar 200 metros no rio e ainda flutuar dez minutos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".