1975. Acabou a Guerra do Vietname

Também a criação da Intersindical fez a primeira página do DN neste dia.

"Acabou a Guerra no Vietname. As forças do Vietcong recebidas em Saigão como libertadoras." Era assim que titulava o Diário de Notícias um dos principais acontecimentos na sua edição de 1 de maio de 1975. O texto dava conta de que "poucos minutos após a rendição formal das tropas governamentais, anunciada, através da rádio, pelo general Minh, as forças do Vietcong entraram vitoriosas em Saigão.

No texto pode ler-se que "o general, que há dois dias tinha entrada em funções de chefia de Estado, tinha tentado um acordo negocial com a Frente de Libertação Nacional, decidiu render-se ao verificar ser inútil o derramamento de mais sangue e propôs a suspensão da luta pouco depois de terem partido da capital sul-vietnamita os últimos diplomatas americanosretirados de helicóptero para navios que os aguardavam ao largo da costa.

Na mesma edição, o DN noticiava a criação da Intersindical, a aprovação da personalidade jurídica, por parte do Conselho de Revolução. No mesmo texto dava ainda conta de um outro título sobre a aprovação das leis das associações patronais e sindicais.

Na primeira página do DN de 1 de maio de 1975 havia ainda a referência sobre "Trabalhadores de todo o país festejam hoje em liberdade a caminhada para o socialismo". O texto no jornal referia que "centenas de milhares de trabalhadores festejarão hoje, em todo o país, a data histórica do 1.º de Maio, que assinala a luta da classe operária".

Ler mais

Exclusivos