exclusivo
01 DEZ 2020
01 dezembro 2020 às 00h00

Jorge Sampaio decide dissolver Assembleia da República

O DN tem em manchete o acontecimento político de 2004. O Presidente da República dissolvia o Parlamento, durante o governo de Santana Lopes, e anunciava eleições para fevereiro do ano seguinte.

DN

A Presidência da República anunciava neste dia que Jorge Sampaio tinha decidido dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para o dia 20 de fevereiro de 2005.

Esta era a manchete do DN com uma imagem do próprio comunicado da Casa Civil do Presidente da República onde se podia ler que "ponderada a situação política atual, o Presidente da República comunicou ao primeiro-ministro que iria ouvir os partidos com representação parlamentar e o Conselho de Estado, nos termos do artigo 133.º, alínea e) da Constituição da República Portuguesa.

Santana Lopes tinha tomado posse como primeiro-ministro a 17 de julho de 2004, na sequência do resultado das eleições de 2002, que elegeram Durão Barroso como primeiro-ministro, mas que tinha saído para se candidatar à presidência da Comissão Europeia. O governo de Santana durou sete meses e 23 dias, terminando funções a 25 março de 2005, para dar lugar ao governo de José Sócrates.

Na primeira página do DN dava-se ainda conta de que "Dissolução do Parlamento obriga ao adiamento do referendo europeu", que o "PSD e CDS vão ter listas separadas nas legislativas" e que "José Sócrates confiante lança trunfo de António Vitorino".

Em destaque outro tema sobre o Dia Mundial contra a Sida, que se assinala a 1 de dezembro. "600 grávidas com VIH por ano" era o título, mas o texto de primeira página alertava para o facto de as campanhas de prevenção não estarem a chegar aos jovens portugueses e que, naquela altura, havia 37,2 milhões de infetados em todo o mundo.