Premium Estreias. Um documentário sobre João Gilberto e... a sua ausência

Recentemente falecido, o pai da bossa-nova é a figura central do documentário Onde Está Você, João Gilberto? - mas como filmar alguém que não se quer mostrar?... Cineasta francês revisita memórias da bossa-nova.

O documentário Onde Está Você, João Gilberto? vai ser inevitavelmente visto através da memória recente da morte daquele que entrou para a história como pai da bossa-nova. É natural que assim aconteça: João Gilberto faleceu há menos de um mês, a 6 de julho, contava 88 anos. Em qualquer caso, importa esclarecer que se trata de uma produção concluída em 2018, apresentada há cerca de um ano no Festival de Locarno.

O filme reflete algo que sempre terá sido claro para o círculo restrito das pessoas, familiares e amigos, mais próximos do cantor/compositor: a existência de João Gilberto foi sendo marcada por um crescente apagamento público e, mais do que isso, pelo cuidado com que ele ia cortando quase todos os laços com o exterior (o filme revela mesmo situações insólitas como, por exemplo, o facto de o empregado do restaurante que lhe servia as refeições não ter o direito de entrar na sua casa).

Ler mais

Exclusivos