E se a União Europeia te desse passes para viajares pela Europa?
Premium

Interrail

E se a União Europeia te desse passes para viajares pela Europa?

Cinco jovens portugueses que ganharam passes de inter-rail através do programa DiscoverEU falam ao DN sobre a oportunidade, as expectativas que têm à volta da viagem e o que representa para eles a UE.

Bárbara, Juliana, Rita, José e Daniel são cinco portugueses que estão entre os cerca de 50 mil jovens europeus que, desde junho de 2018, ganharam passes para viajarem pela Europa, no âmbito do programa DiscoverEU. Este vai já na sua terceira fase e deverá ter uma quarta, até ao final do ano, provavelmente em novembro, segundo indicação da União Europeia (UE).

Nesta terceira fase concorreram, ao todo, 94 083 jovens dos 28 países da União Europeia e foram selecionados 20 006. De Portugal concorreram 3389 jovens e foram apurados 402, que é a quota do país, calculada segundo a população. A Comissão Europeia pretende que o programa continue e propôs um orçamento adicional no valor de 1,5 milhões de euros, para o período de 2021 a 2027, faltando ainda a aprovação do Parlamento e do Conselho Europeu.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.