Yahoo demite presidente executiva Carol Bartz

O conselho de administração da Yahoo anunciou ter demitido a presidente executiva, Carol Bartz, que ocupava o cargo há cerca de dois anos e meio, sem justificar a sua decisão.

Bartz, de 63 anos, vai ser temporariamente substituída por Tim Morse, director financeiro, que acumulará as funções, uma decisão que a empresa disse ter efeitos imediatos.

A Yahoo informou estar à procura de um novo presidente executivo, tarefa para a qual contratou uma empresa de caça talentos com o objectivo de encontrar um substituto de Bartz "o mais depressa possível".

Apesar de não ter adiantado os motivos da demissão de Bartz, o presidente da Yahoo, Roy Bostock, agradeceu à responsável os serviços que prestou à empresa num período de "transição" que definiu como "crítico perante uma situação macroeconómica muito desafiante".

A Yahoo tem tido dificuldades em manter a sua quota de mercado perante a concorrência crescente de empresas como a Google e Facebook e tem realizado mudanças no seu conselho de administração perante os actuais tempos de crise.

"O nosso objetivo principal é influenciar a liderança da empresa e os nossos ativos de negócio e plataformas para aproveitar as oportunidades", afirmou Bostock, citado em comunicado, ao garantir que a empresa está "comprometida em explorar as oportunidades que colocarão a Yahoo numa trajectória de crescimento e inovação".

A Yahoo reduziu em quase metade o número de membros do seu conselho de administração, de 14 para oito pessoas.

Bostock foi uma das figuras que mais influenciou a nomeação de Bartz como presidente executiva da empresa em 2009, com o objectivo de elevar a sua competitividade.

No último trimestre, a Yahoo registou um aumento dos lucros líquidos de 11 por cento face ao período homólogo de 2010, mas as suas receitas caíram cinco por cento.

A destituição de Bartz ocorre apenas duas semanas depois de Steve Jobs ter anunciado o seu afastamento da liderança da Apple, outra das grandes empresas de Sillicon Valley.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG