Vendas nos centros comerciais caem 6% em 2012

As vendas nos centros comerciais em Portugal recuaram 6% no ano passado, face a igual período de 2011, de acordo com os dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).

Em igual período, o número de visitantes dos centros comerciais recuaram 4,8%, atenuando a quebra registada um ano antes, que foi de 5,7%.

A APCC divulgou hoje pela primeira vez os índices de tráfego (visitantes) e de vendas nos centros comerciais, tendo 84% dos associados da APCC respondido ao inquérito.

"Houve um paralelismo" em termos de evolução do tráfego e de vendas, já que ambos os índices registaram a primeira quebra trimestral nos últimos três meses de 2009, disse o presidente da associação, Sampaio de Mattos.

Em 2010, o número de visitantes de centros comerciais cresceu 0,7% e as vendas subiram 1,6%, face ao ano anterior.

Em 2011, as vendas caíram 11% e os visitantes recuaram 5,7%.

No ano passado, "as quebras foram bastante menores", com as vendas a recuaram 6% e os visitantes a diminuírem 4,8%, "o que demonstra que há uma tendência positiva na evolução", disse à Lusa Sampaio de Mattos.

"Estamos a caminhar para que este ano [as quebras] sejam menores e em 2014 seja possível invertê-las", adiantou.

O responsável disse ainda que a venda média nos centros comerciais por pessoa em 2012 foi superior a 2011, o que poderá ter sido impulsionado pelas "promoções e várias iniciativas" dos espaços comerciais.

Para Sampaio de Mattos, 2014 deverá ser o ano em que as vendas entram "em terreno positivo ou a começar a crescer", enquanto "2013 é para recuperar das perdas".

Segundo o presidente da associação, "estão criadas as condições no mercado global português e internacional para que as coisas comecem a melhorar no final deste ano".

Questionado sobre qual a razão porque o retalho nacional caiu 11% até novembro de 2012, enquanto as vendas nos centros comerciais recuaram 6% no ano passado, Sampaio de Mattos foi perentório: "O comércio nos centros comerciais é melhor".

Os centros comerciais em Portugal contam com cerca de 9.000 lojas, responsáveis por 100.000 postos de trabalho diretos e mais de 200.000 indiretos.

No ano passado, o volume total de faturação do setor, excluindo supermercados e hipermercados, foi superior a cinco mil milhões de euros.

A APCC conta 55 empresas associadas e 69 centros comerciais, 23 galerias comerciais ancoradas em hiper ou supermercados e 16 retail parks e factory outlet.

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