Venda de telemóveis subiu 9% em 2010, cairá 4% em 2011
O mercado dos telemóveis aumentou nove por cento em 2010, com 6,1 milhões de unidades vendidas, mas o quarto trimestre ficou marcado por uma queda de sete por cento face ao mesmo período de 2009, divulgou hoje a IDC.
De acordo com o estudo da consultora "IDC European Mobile Phone Tracker", as vendas de telemóveis em Portugal caíram no último trimestre do ano, para 1,6 milhões de unidades, o que leva a antecipar um "novo ano de crise no sector". Como tal, para 2011, a IDC estima uma quebra global de quatro por cento no mercado face à desaceleração do crescimento das vendas nos segmentos dos 'Smartphones' e dos telefones tradicionais que "irá continuar a registar quedas acentuadas" durante o ano. Segundo a consultora, a quebra do último trimestre de 2010 deveu-se sobretudo ao a uma redução de 23 por cento no segmento dos telefones tradicionais, com vendas de 1,2 milhões de unidades.
Pelo contrário, os 'smartphones' registaram vendas de 434 mil unidades, obtendo um crescimento de 110 por cento face ao mesmo período do ano anterior, representando 27 por cento do total de telemóveis vendidos. A IDC explica esta realidade com a redução dos preços dos smartphones que levou cada vez mais consumidores a substituir os seus telefones tradicionais por estes novos terminais. Por outro lado, a consultora justifica o crescimento anual registado com a "elevada procura no segmento de 'smartphones', com especial destaque para os telefones com o sistema operativo Android", cujas vendas cresceram cerca de 1,8 por cento face a 2009. "Este sistema operativo liderou no segmento de 'smartphones', seguido pelos telemóveis com sistema Symbian, da Nokia", adiantou o estudo.
Além disso, acrescentou, para o volume anual de vendas superior a seis milhões de unidades em Portugal tem contribuído um elevado volume de "re-exportações", relativo a unidades que são vendidas pelos fabricantes aos operadores móveis e distribuidores nacionais, mas que são re-exportadas para outros países europeus ou outras regiões. "A IDC estima que em 2010 tenham sido re-exportados 1,6 milhões de telemóveis, 26 por cento das vendas anuais dos fabricantes em Portugal, e um volume percentual semelhante ao do ano anterior", sublinha. O estudo da consultora destaca ainda que o baixo preço "atrai cada vez mais utilizadores para telemóveis da marca de operador" e que em 2010 a liderança do mercado português voltou a ser assegurada pela Nokia, apesar da concorrência e crescimento da Apple, Research in Motion e dos telemóveis de marca de operador, fabricados por empresas chinesas. Apesar disso, tanto a Nokia como a Samsung, o segundo maior fabricante do mercado, "viram as suas vendas e quotas de mercado cair".