Último lanço da CRIL só estará totalmente concluído em 2010

O ministro das Obras Públicas afirmou hoje que o último lanço da CRIL só estará concluído no início de 2010 e rejeitou estar a fazer campanha nesta nova visita, considerando que "o Governo resolveu este problema".

"Não quero fazer nenhuma cerimónia que tenha a ver com campanha eleitoral. Quero é acompanhar esta obra, que é uma obra muito difícil, que levou muitos anos a ser decidida e a ser concretizada, e que eu tenho obrigação de acompanhar e ajudar a resolver qualquer problema que exista", afirmou Mário Lino.

O ministro falava esta manhã durante a visita aos vários troços da CRIL que estão em fase de conclusão, a segunda deslocação a este local em dois meses.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações não deixou no entanto de afirmar que se levou "13 anos para encontrar uma solução", passando pelas mãos de "vários governos" e que este "Governo resolveu este problema", encontrando uma solução "unanimemente" aceite pelas câmaras municipais de Lisboa, Amadora e Odivelas.

O governante voltou a afirmar que a construção do último lanço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), que liga Pina Manique à Pontinha, estará "praticamente concluída" até ao final do ano, à excepção do Túnel de Benfica que deverá ficar pronto no inicio do próximo ano.

"Fica a faltar apenas o túnel de Benfica. Não se pode abrir porque há uma pequena parte junto ao aqueduto que está a ser resolvida", explicou.

O lanço entre Pina Manique e a Pontinha terá abertura faseada ao tráfego, entrando em funcionamento no final de Setembro o Nó das Portas de Benfica e a ligação à Amadora, em Outubro está prevista a conclusão das ligações entre o Nó da Alfornelos e a Pontinha, abrindo parcialmente o Nó de Benfica que funcionará em pleno até ao final do ano.

Mário Lino considerou ainda que a contestação de que a obra tem sido alvo, "é compreensível" uma vez que esta se localiza "numa zona que densamente povoada e causa incómodo às pessoas", sustentando que "qualquer outra solução era pior".

"É uma obra que ainda nem todas as pessoas se aperceberam mas que no final vai trazer grandes benefícios para esta zona", afirmou.

A conclusão do último lanço da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), que liga Pina Manique à Pontinha, numa extensão de 4,5 quilómetros, corresponde a um investimento de 112 milhões de euros.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG