Thomas Sargent e Christopher A. Sims ganham Nobel

Thomas J. Sargent e Cristopher A. Sims ganharam o Prémio Nobel da Economia, anunciou hoje a Academia Sueca das Ciências.

Thomas J. Sargent é professor na Universidade de Nova Iorque e Cristopher A. Sims na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da América, e foram premiados pela sua investigação nas causas e efeitos na macroeconomia.

Os dois economistas vão repartir um prémio de 10 milhões de coroas suecas (um milhão de euros), uma medalha de ouro e um diploma que será entregue na cerimónia dos laureados a 10 de dezembro, que marca também o aniversário da morte de Alfred Nobel.

No ano passado os galardoados com o prémio Nobel da Economia foram Peter Diamond, Dale Mortensen e Christopher Pissarides pelo seu trabalho sobre a eficiência no recrutamento, a formação de salários e legislação laboral.

Estes prémios anuais são atribuídos a personalidades que se destacam em áreas como a Física, Química, Medicina, Paz e Literatura em homenagem a Alfred Nobel, o sueco que inventou o dinamite e que morreu em 1896. O Nobel da Economia só começou a ser atribuído em 1968, uma iniciativa do banco central sueco.

De 1969 até agora já foram galardoados Milton Friedman, Amartya Sen, James Tobin, Paul Krugman, Robert Solow, Gunnar Myrdale e Joseph Stiglitz.

Exclusivos