Taxas caem em dia de reunião do BCE

As taxas Euribor estão hoje a cair nos prazos principais, influenciada pelo esperado corte nas taxas de juro que deverá ser decidido na reunião do Banco Central Europeu (BCE), que está a decorrer em Frankfurt.

De acordo com o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos, a Euribor a seis meses, que em Portugal é usada como o principal indexante do crédito à habitação, caiu 0,002 pontos percentuais para 1,701 por cento. A três meses, a taxa que serve de indexante ao crédito às empresas caiu 0,002 por cento, para 1,470 por cento.

Já a 12 meses, a taxa Euribor caiu 0,005 pontos para 2,034 por cento. As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário. O governador do BCE, Mario Draghi, deve hoje anunciar uma descida nas taxas de juro e um conjunto de medidas destinado a estimular o financiamento da economia pela banca, de acordo com a agência financeira Bloomberg.

As opções em cima da mesa incluem um abrandamento dos critérios de garantias colaterais para que as instituições bancárias tenham acesso mais barato aos fundos do BCE e um aumento para dois anos do prazo dos empréstimos que concede aos bancos, conseguindo assim aumentar o fluxo de financiamento de crédito à economia, explica a agência de informação financeira Bloomberg, que cita três fontes não identificadas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG