Tarifas de 'roaming' descem 50% a partir de julho

A partir de 1 de julho as tarifas máximas do telecarregamento de dados na União Europeia baixam de 45 para 20 cêntimos por megabyte (preço sem IVA), uma redução de 55,5%, anunciou a Comissão Europeia. As chamadas e as mensagens de texto vão também ficar mais baratas.

"Esta enorme descida das tarifas do 'roaming' de dados fará grande diferença para todos nós este verão", comentou Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital. "Mas não chega. Qual é o sentido de pagar pelo 'roaming' num mercado único? Espero que, até final do ano, seja possível chegar a acordo quanto à eliminação total destes encargos - o Parlamento já fez o que lhe competia, cabe agora aos Estados-Membros a última palavra!"

De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, que faz um comparativo referente aos novos preços, "os fãs de futebol que viajem na UE enquanto decorre o Campeonato do Mundo pagarão 25 vezes menos pelo 'roaming' de dados do que teriam pago durante o Mundial de 2010".

Fazer uma chamada custará 19 cêntimos por minuto (preço sem IVA), contra os 24 cêntimos do verão de 2013, o que representa uma descida de 21%. Receber uma chamada custará 5 cêntimos (era 7 cêntimos), numa redução de 28,5%. E enviar uma mensagem de texto passa a custar 6 cêntimos, em vez de 8 cêntimos, equivalente a menos 25%.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.