Sócrates: Governo vai criar nos seguros de crédito para "empresas que têm ciclos longos de produção"

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai criar novos seguros de crédito "dirigidos às empresas que têm ciclos longos de produção", bem como manter linhas de crédito comercial e simplificar processos para reduzir custos administrativos das empresas.

"No capítulo do financiamento vamos manter as nossas linhas de crédito comercial, mas vamos também actuar nos seguros de crédito, em empresas que actuam fora da OCDE, mas dirigidos especialmente às empresas que têm ciclos longos de produção", disse José Sócrates na abertura do Congresso das Exportações, que decorre hoje em Santa Maria da Feira.

Estas empresas, especificou o primeiro-ministro, são empresas que precisam de especial protecção uma vez que "fazem contratos, mas depois têm longos anos pela frente até começarem a receber". Na intervenção, José Sócrates não avançou valores.

Ainda no âmbito de "novos instrumentos" para materializar a aposta nas exportações, José Sócrates disse que o Governo vai procurar reduzir mais os custos administrativas nas empresas. "Um longo caminho foi feito nesse sentido [...] mas tomaremos mais decisões esta semana em conselho de ministros, criando um documento administrativo único", que "permite mais rapidez na isenção ou na redução do IVA para as empresas exportadoras", disse.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG