Passos Coelho: Resultado do leilão traduz expectativa positiva face à Europa

O presidente do PSD considerou que o resultado do leilão de hoje de dívida soberana portuguesa reflecte a expectativa positiva que existe nos mercados sobre a reforma do sistema europeu de estabilização monetária.

Pedro Passos Coelho falava aos jornalistas após ter sido recebido em audiência pelo primeiro-ministro, José Sócrates, em São Bento, encontro destinado a preparar a próxima cimeira da União Europeia.

"Ainda hoje Portugal beneficiou dessa expectativa portuguesa na medida em que as taxas de juro ligadas à dívida soberana têm estado a evoluir favoravelmente. Julgamos que isso está ligado à expectativa de uma flexibilização desse fundo e de reforço desse fundo", defendeu o presidente social-democrata.

Interrogado se o resultado do leilão se devia mais à acção interna do país ou à estratégia europeia, Pedro Passos Coelho considerou que o resultado "reflecte a expetativa positiva que existe quanto à reforma dos instrumentos europeus". "E ainda bem que assim acontece, porque Portugal precisa desse apoio externo, que de resto já tem beneficiado", apontou o presidente do PSD.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG