Parceiros sociais debatem crescimento com o Governo

Os parceiros sociais reúnem-se hoje em Concertação Social para discutir a "Estratégia para o Crescimento, Emprego e Fomento Industrial 2013-2020", documento apresentado recentemente pelo Governo com vista a potenciar o crescimento e emprego até 2020.

A estratégia do Executivo é o único ponto da agenda de trabalhos dos parceiros sociais, que se encontram pelas 15:00 de hoje no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa.

O Governo enviou na semana passada aos partidos e parceiros sociais a "Estratégia para o Crescimento, Emprego e Fomento Industrial 2013-2020", documento com o qual pretende criar as bases para o crescimento económico assente em pressupostos como a reindustrialização, investimento e exportações.

Inicialmente apresentado em Conselho de Ministros pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, o documento pretende que se atinja um crescimento sustentável da economia nacional acima de 2% ao ano em 2020, ao passo que as exportações portuguesas devem representar em 2020 um total de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, por comparação com os 29% apontados pelo Executivo no período ente 2000 e 2010.

As medidas do Governo visam "completar a mudança no paradigma da política económica em Portugal e na estratégia da utilização dos fundos públicos, nacionais e comunitários, privilegiando-se a dinamização do tecido empresarial nacional e, em particular, a vocação exportadora das empresas que o constituem".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG