"Não usamos qualquer dispositivo manipulador"

Toyota diz que "cumpre todas as leis vigentes" no caso das emissões de gases.

A Toyota Motor, um dos maiores fabricantes de automóveis mundiais, afirmou hoje que "cumpre todas as leis vigentes" e que não utiliza nenhum dispositivo manipulador nos testes de emissões, após o escândalo do grupo Volkswagen.

"Cumprimos as leis vigentes de cada país e não usamos qualquer dispositivo manipulador nos veículos Toyota e Lexus com intenção de falsear as emissões", disse um porta-voz da empresa nipónica em declarações à agência EFE.

A Toyota "não comenta as ações de outros fabricantes", afirmou a mesma fonte quando questionada sobre o caso do seu concorrente alemão, envolvido numa profunda crise após ter falseado os testes de emissões de gases poluentes nos seus motores a gasóleo.

A Volkswagen retirou à Toyota a liderança mundial de venda de carros entre janeiro e junho, ao colocar 5,22 milhões de veículos no mercado contra os 5,02 milhões do fabricante japonês.

A Volkswagen vai chamar às oficinas cinco milhões de veículos afetados pela manipulação do motor diesel EA 189 EU5, mas não informou se fará o mesmo com os outros automóveis de outras marcas do grupo: Audi, Seat, Skoda.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG