Lucro da Easyjet sobe 27,9% para quase 400 milhões

O lucro antes de impostos da Easyjet subiu 27,9%, para 317 milhões de libras esterlinas (394 milhões de euros), no ano fiscal de 2012, o que representa um valor recorde, anunciou hoje a companhia aérea britânica.

No mesmo período, a companhia aérea 'low cost' divulgou que a receita total aumentou 11,6% face ao período homólogo, para 3.854 milhões de libras esterlinas (4.790 milhões de euros).

"Estes resultados demonstram que a easyJet é uma vencedora estrutural no mercado de voos de curta distância, vingando sobre a concorrência das companhias aéreas há muito implantadas e de empresas 'low cost'", defendeu o diretor executivo da companhia, Carolyn McCall.

Em comunicado, o responsável atribuiu os lucros recorde da companhia "ao modelo de negócio e à estratégia da easyJet, juntamente com o trabalho árduo e com a dedicação da equipa da empresa".

Já a receita total por assento cresceu 5,9% (7,5% em moeda constante) para 58,51 libras esterlinas (72,71 euros), uma subida explicada por fatores de carga melhorados, anualização das alterações a taxas e encargos realizadas em 2011, direcionamento cuidado da capacidade para mercados com os resultados potencialmente mais fortes e melhorias na oferta easyJet.com.

Neste contexto, o dividendo proposto aos acionistas aumentou 104,8% em relação ao período homólogo.

O número de lugares ocupados cresceu 5,5% para 65,9 milhões e o número de passageiros aumentou 7,1% para os 58,4 milhões, revelou hoje a companhia aérea, que abriu base no aeroporto da Portela, em Lisboa, em abril passado.

Entretanto, a Easyjet já anunciou o reforço da atividade em Portugal com a aquisição de um terceiro avião para a base de Lisboa.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG