Wall Street em baixa com aumento do preço do petróleo

A Bolsa de Nova Iorque encerrou hoje pelo segundo dia consecutivo em baixa, devido aos efeitos que o aumento contínuo do preço do petróleo pode ter na recuperação económica mundial.

Segundo a agência France Presse, o índice industrial Dow Jones terminou a perder 0,66 por cento (menos 79,85 pontos), caindo para os 12.090,03 pontos, e o tecnológico Nasdaq encerrou a perder 1,4 por cento (menos 39,04 pontos), caindo para os 2.745,63 pontos. O alargado Standard&Poor's 500 recuou 0,83 por cento (menos 11,02 pontos), para os 1.310,13 pontos.

A bolsa nova-iorquina procurou recuperar as quedas de sexta-feira durante a manhã de hoje, mas os mercados continuavam divididos enquanto o preço do petróleo subia. "Os investidores aprenderam a vender as acções quando há saltos no preço do petróleo", disse o analista da sociedade Marblehead Asset Management Mace Blicksilver. A subida do preço do petróleo continua a ser impulsionada pelos conflitos no norte de África e Médio Oriente.

"É muito difícil para o mercado remover estes temores geopolíticos, porque não vemos soluções para estes problemas a curto prazo", disse o analista da sociedade Meeschert Capital Markets Gregori Volokhine. Para este analista, "até agora ninguém se atreveu a fazer previsões de menor crescimento devido aos custos de energia, mas é claro que isso vai acontecer se se continuar assim, e é isso que assusta mercado".

O barril de petróleo alcançou hoje quase 107 dólares em Nova Iorque.

Ler mais

Exclusivos