PSI20 abre a subir 0,24%

O PSI20 abriu hoje a subir 0,24%, para os 7.485,65 pontos, no dia em os Correios de Portugal (CTT), a Impresa e a Teixeira Duarte passaram a negociar no principal índice da bolsa portuguesa.

Na sexta-feira, o PSI20 fechou a desvalorizar 0,17%, para os 7.467,65 pontos, penalizado pelo BES e pelo setor energético.

Os CTT, a Impresa e a Teixeira Duarte passam, a partir de hoje, a negociar no principal índice da bolsa portuguesa, por troca com a Cofina, a Sonae Indústria e a Sonaecom.

A revisão anual do PSI20, da responsabilidade da NYSE Euronext Lisboa, teve por base uma série de critérios técnicos como o 'free float', isto é, a percentagem de capital das empresas disperso em bolsa, a liquidez, entre outros.

Enquanto os CTT e a Impresa trocam diretamente de lugar com a Cofina e com a Sonae Indústria, a Teixeira Duarte beneficiou da saída, em fevereiro, da Sonaecom.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.