PSI 20 acompanha Europa com BCP a puxar

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI 20, seguia hoje positivo, acompanhando a tendência europeia, com as ações do BCP a valorizarem mais de 1% no arranque de uma semana mais curta do que o habitual.

Pelas 08:30, o PSI 20 seguia a avançar 0,30%, para 5.839,54 pontos, com 11 empresas do índice a negociarem em terreno negativo, sete positivas e duas inalteradas.

As empresas que mais valorizavam eram o BCP e a EDP, com ganhos de 1,05% e 0,54%, para 0,1 euros e 2,42 euros, respetivamente.

Em terreno negativo seguia o Banif e a Novabase, com perdas acentuadas de 5,74% e 3,84%, para 0,12 e 2,73 euros.

Lisboa acompanhava a tendência da Europa, com as principais bolsas europeias a negociarem com ganhos ligeiros, à exceção de Milão, antes de Chipre se reunir com a 'troika' (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) para pedir melhores condições para as medidas acordadas no resgate.

Depois das bolsas terem estado encerradas na sexta e segunda-feira devido às festividades da Páscoa, os investidores aguardam hoje pela divulgação de dados sobre o desemprego de fevereiro na União Europeia e Zona Euro.

Nos EUA, serão divulgados as encomendas à indústria de março.

Além da situação de Chipre, persiste na zona euro a incerteza relativamente ao futuro político de Itália.

Tanto o euro como o barril de petróleo Brent começaram a sessão em alta nos respetivos mercados, com a moeda única europeia a subir hoje até aos 1,2855 dólares, enquanto o crude de referência na Europa cortava no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres a 110,84 dólares, mais 0,82 dólares do que na última sessão.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".