PSI 20 abre a subir 0,21% para os 6.111,84 pontos

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, abriu hoje a valorizar 0,21 por cento (%), para os 6.111,84 pontos.

Na segunda-feira, o PSI20 fechou em terreno negativo, com uma descida de 0,45%, para os 6.098,76 pontos, pressionada pela queda da Portugal Telecom (PT) e do setor da banca.

A Sonaecom também contribuiu para o fecho do dia no vermelho, com uma desvalorização de cerca de 3%, depois de na sexta-feira a France Telecom e a Sonae terem chegado a acordo para a venda da posição de 20% que o grupo de telecomunicações francês detém na Sonaecom.

Na Europa, as principais praças fecharam também o dia com perdas.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.