PS apresentou à 'troika' as suas propostas de reforma do IRC

O PS apresentou hoje aos representantes da 'troika' as suas propostas para a reforma do IRC, estimando o respetivo impacto financeiro e defendendo que esse conjunto de medidas é essencial para o crescimento e emprego.

Este dado foi transmitido em conferência de imprensa por Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, no final de uma reunião com os representantes da 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional), que durou cerca de hora e meia, no âmbito da décima avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal.

A delegação do PS na reunião com a 'troika' foi liderada pelo secretário-geral, António José Seguro, tendo dela também feito parte o presidente do Grupo Parlamentar, Alberto Martins, e os dirigentes Carlos Zorrinho e Óscar Gaspar.

"Os membros da 'troika' tomaram nota das nossas propostas relativas à reforma do IRC. O PS tem feito uma oposição construtiva e propositiva, tendo sido assim no conjunto dos orçamentos do Estado desde 2011 e continua a ser assim também no que concerne ao IRC", advogou o dirigente socialista.

Na conferência de imprensa, Eurico Brilhante Dias disse que, com esse esclarecimento aos representantes da 'troika' sobre a reforma do IRC, que se encontra em fase de debate no parlamento, o PS pretendeu "sublinhar a importância" dos fatores crescimento e emprego.

"Apresentámos as nossas propostas [de reforma do IRC] e, como sempre, detalhámos o seu impacto financeiro. O PS tem assumido uma posição: Todas as propostas que apresenta têm neutralidade fiscal no quadro de cada cenário macroeconómico", disse.

De acordo com Brilhante Dias, a proposta do Governo, de redução de dois pontos percentuais da taxa de IRC, "tem um impacto em contabilidade nacional na ordem dos 240 milhões de euros, 120 milhões de euros por cada ponto percentual".

"É estritamente dentro dessa margem que o PS tem apresentado as suas alternativas", acrescentou.

Ler mais

Exclusivos