Preços do gasóleo e da gasolina sobem outra vez

O preço da gasolina deverá verificar na próxima semana um aumento de cerca de dois cêntimos por litro, enquanto o valor do litro de gasóleo deverá subir menos de um cêntimo, acompanhando as cotações dos mercados petrolíferos.

Segundo fonte do setor, a evolução das cotações em euros indica que o preço do gasóleo vai registar uma subida inferior a um cêntimo na próxima semana, com perspetiva de uma subida na gasolina que estará em redor dos dois cêntimos por litro.

De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia relativos a 2.608 postos de abastecimento no continente, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,426 euros por litro e o valor da unidade de gasolina 95 fixava-se em 1,626 euros.

Segundo o boletim da Comissão Europeia, divulgado esta semana, Portugal é o oitavo país da União Europeia (UE) com a gasolina mais cara, cerca de dois cêntimos por litro acima da média dos 27 países.

No caso do preço do gasóleo, Portugal ocupa a 12ª posição, com o valor quatro cêntimos abaixo da média da UE27.

A Itália é o país da UE27 com o preço dos combustíveis mais elevados.

Na semana passada, o preço médio do gasóleo era de 1,424 euros por litro enquanto o da gasolina 95 se fixava em 1,597 euros/litro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.