Preços da gasolina e gasóleo sobem de 1,5 e 2 cêntimos

Os preços da gasolina e do gasóleo deverão subir entre 1,5 e dois cêntimos por litro na próxima semana, invertendo a tendência da semana passada, acompanhando a evolução das cotações dos produtos petrolíferos em euros.

Segundo fonte do setor, uma das razões para esta subida é a crise no Egito, mas também a queda do euro face ao dólar na sequência do agudizar da crise financeira na Europa (em parte devido à crise política em Portugal), tornando mais caros estes produtos para os consumidores europeus.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.160 postos de abastecimento, o preço médio do gasóleo hoje era de 1,3568 euros por litro, acima do preço praticado no início do ano.

Já o preço médio da gasolina nos 2.137 postos de abastecimento abrangidos estava fixado nos 1,564 euros por litro, abaixo dos 1,568 euros/litro registados no arranque de 2013.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.