Preço do gasóleo vai descer e o da gasolina irá subir

O preço da gasolina deverá ficar cerca de um cêntimo por litro mais caro na próxima semana, enquanto o preço do gasóleo deverá descer meio cêntimo por litro, acompanhando as cotações dos mercados petrolíferos.

Segundo fonte do setor, esta semana as cotações dos produtos petrolíferos apresentaram movimentos contrários: o gasóleo apresentou uma ligeira descida face à média da semana anterior, tendo a gasolina subido.

Por seu lado, a desvalorização do euro durante a semana contribuiu para o agravamento das cotações da gasolina, em alta há quatro semanas consecutivas, e atenuou o movimento de descida do gasóleo.

De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia relativos a 2.619 postos de abastecimento no continente, o preço médio do gasóleo na quinta-feira era de 1,458 euros por litro e o valor da unidade de gasolina 95 fixava-se em 1,649 euros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

A "taxa Robles" e a desqualificação do debate político

A proposta de criação de uma taxa sobre especulação imobiliária, anunciada pelo Bloco de Esquerda (BE) a 9 de setembro, animou os jornais, televisões e redes sociais durante vários dias. Agora que as atenções já se viraram para outras polémicas, vale a pena revistar o debate público sobre a "taxa Robles" e constatar o que ela nos diz sobre a desqualificação da disputa partidária em Portugal nos dias que correm.

Premium

Rosália Amorim

Crédito: teremos aprendido a lição?

Crédito para a habitação, crédito para o carro, crédito para as obras, crédito para as férias, crédito para tudo... Foi assim a vida de muitos portugueses antes da crise, a contrair crédito sobre crédito. Particulares e também os bancos (que facilitaram demais) ficaram com culpas no cartório. A pergunta que vale a pena fazer hoje é se, depois da crise e da intervenção da troika, a realidade terá mudado assim tanto? Parece que não. Hoje não é só o Estado que está sobre-endividado, mas são também os privados, quer as empresas quer os particulares.