Ministro Vítor Gaspar interrompido por protestos

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, foi esta tarde interrompido por cerca de duas dezenas de pessoas quando se preparava para falar na apresentação de um livro em Lisboa, constatou a agência Lusa no local.

Os protestantes gritaram "demissão!" e impediram Gaspar de falar na apresentação da obra "Desta vez é diferente. Oito séculos de loucura financeira", de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, economistas que conceberam um polémico estudo sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.

O título centra-se na análise de "diversos episódios de vários tipos de crises financeiras" ao longo dos séculos, revela a editora Almedina.

Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff, economistas formados em Harvard, foram recentemente notícia por terem publicado uma correção do controverso estudo que fizeram sobre o impacto da dívida pública no crescimento económico.

O estudo "Crescimento em Tempos de Dívida" de Reinhart e Rogoff de 2010 - que concluía que uma dívida elevada era acompanhada necessariamente por uma recessão - foi posto em causa depois de um estudante de Econometria da Universidade Amherst de Massachusetts ter descoberto erros nos cálculos do método estatístico.

Exclusivos