Líderes da Zona Euro reúnem-se a 15 de março

Os líderes dos 17 Estados-membros da zona euro irão reunir-se no dia 15 de março, no final da cimeira dos 27, mas a agenda de trabalhos ainda está a ser ultimada, disse hoje à Lusa fonte diplomática.

A cimeira dos chefes de Estado e de Governo está prevista para acabar ao fim da manhã do dia 15, seguindo-se uma reunião de alto nível a 17.

Os líderes da União Europeia irão concluir, na reunião de 14 e 15 de março, em Bruxelas, a primeira fase do Semestre Europeu 2013.

O Semestre Europeu consiste na coordenação das políticas económicas, orçamentais e de emprego dos Estados-membros durante um período de seis meses em cada ano.

O Conselho Europeu analisará ainda os progressos gerais efetuados pelos Estados-membros na execução das recomendações por país, de 2012, e adotará orientações estratégicas para os 27.

Os programas de Estabilidade e Convergência para 2013 estão também na agenda do Conselho Europeu, bem como a execução de iniciativas da Estratégia Europa 2020, especialmente em matéria de novas competências e empregos, política industrial, política de inovação e agenda digital.

A última cimeira de líderes da zona euro teve lugar a 28 de junho de 2012, tendo os dirigentes dos países da moeda única chegado a acordo, já na madrugada de 29, sobre a possibilidade de recapitalização direta dos bancos, sob uma supervisão bancária integrada pelo Banco Central Europeu.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.