Juros da dívida a 5 e 10 anos em mínimos de mais de 10 anos

Esta descida dos juros da dívida soberana verifica-se também em Espanha, Irlanda, Itália e Grécia.

Os juros da dívida soberana de Portugal desciam hoje em todos os prazos, acompanhando a tendência de Espanha, Irlanda, Itália e Grécia, com as maturidades a 5 e 10 anos com mínimos de há mais de 10 anos.

Pelas 9.15 em Lisboa, os juros a 5 anos estavam a cair para 1,573%, abaixo dos 1,590% de segunda-feira, e a 10 anos recuavam dos 2,968% para os 2,941%, valores mínimos desde pelo menos 2000.

A dois anos, os juros portugueses seguiam igualmente em baixa, recuando dos 0,555% para os 0,537%.

Hoje, Espanha realizará emissões de curto prazo (3 e 9 meses) e na quarta-feira, a Alemanha vai buscar quatro mil milhões de euros a 10 anos. Na quinta-feira, é a vez de Itália emitir dívida a 5 e a 10 anos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Crespo

No PSD não há inocentes

Há coisas na vida que custam a ultrapassar. A morte de alguém que nos é querido. Uma separação que nos parece contranatura. Ou uma adição que nos atirou ao charco e da qual demoramos a recuperar. Ao PSD parece terem acontecido as três coisas em simultâneo: a morte - prematura para os sociais democratas - de um governo, imposta pela esquerda; a separação forçada de Pedro Passos Coelho; e uma adição pelo poder que dá a pior das ressacas em política.