IRC vai baixar para 21%

A descida da taxa do IRC prevista na reforma deste imposto vai ser cumprida no Orçamento de Estado para 2015, passando de 23% para 21%.

A taxa de IRC vai baixar de 23% para 21% segundo a proposta de Orçamento de Estado para 2015. O Executivo prescinde de 200 milhões de euros em receita fiscal, os quais deverão ser cobertos pelo dinheiro arrecadado no combate à fraude e evasão fiscal, avança o Diário Económico. Esta será a segunda descida da taxa do imposto sobre o lucro das empresas em dois anos.

Já no que diz respeito à taxa de IRS, o DN sabe que governo quer comprometer o PS com a reforma deste imposto e amarrar o futuro líder do PS, António Costa, às medidas que vão ser vertidas para uma proposta de lei autónoma do Orçamento do Estado para 2015. Uma proposta que também inclui a esperada descida da sobretaxa.

O OE 2015, que será debatido e aprovado amanhã em Conselho de Ministros extraordinário, não integra ainda a descida do IRS, embora o impacto da medida tenha de estar estimado nas contas do Estado. O Primeiro-ministro, a ministra das Finanças e o vice-primeiro-ministro ainda vão partir pedra em torno da reforma do imposto e da descida da sobretaxa.

De acordo com o Público de hoje, Paulo Portas quer reduzir a sobretaxa do IRS para 2,5% no próximo ano.Nas conversas com Passos Coelho terá ainda proposto que se avance já com o regime da fiscalidade verde.

Ler mais

Exclusivos