Bolsas europeias invertem e negoceiam em alta

As bolsa europeias estão hoje a negociar em alta, apesar das tensões geopolíticas na Ucrânia, num movimento de correção após a queda generalizada registada na sessão de quinta-feira.

Pelas 08:30 de Lisboa, o Euro Stoxx 50 subia 0,35% para 3.175,42 pontos, com as principais praças europeias a registarem ganhos entre os 0,20% de Madrid e os 0,68% de Milão.

Paris recuperava 0,50%, enquanto Frankfurt subia 0,23% e Londres negociava em alta de 0,20%.

Os investidores "estão apreensivos" em relação à situação na Ucrânia, mas "aguardam por novos desenvolvimentos" sobre o conflito, disseram analistas citados pela agência de informação financeira Bloomberg.

Além disso, depois da correção em baixa na sessão de quinta-feira nos principais mercados do velho continente, é aguardada hoje a divulgação de alguns indicadores macroeconómicos na zona euro.

Espera-se a que as vendas a retalho na Alemanha em julho tenham subido e espera-se igualmente pelo anúncio da taxa de desemprego na zona euro no mesmo mês.

A inflação, em agosto, na zona euro é também aguardada pelos investidores, pois poderá dar sinais sobre a política monetária a seguir pelo Banco Central Europeu (BCE), que se espera que possa dar mais estímulos à economia europeia.