Hollande diz que Espanha deveria pedir resgate à banca esta semana

O presidente francês, François Hollande, afirmou na terça-feira que a Europa fará tudo o que for possível para "apoiar a Espanha" na recapitalização do sistema bancário, mas exortou o Executivo de Madrid a pedir ajuda esta semana.

"Para nós, deveria fazê-lo esta semana", disse Holllande numa conferência de imprensa no final da cimeira do G20, garantindo que a Europa vai "ajudar com o mecanismo mais adequado" para recapitalizar a banca espanhola.

Também na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, falou, num encontro com os jornalistas à margem da cimeira do G20, da necessidade de a Espanha solicitar ajuda para a sua banca para que se formalize o mais depressa possível.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, manifestou-se surpreendido com estas declarações e garantiu que "ninguém pediu para que a Espanha fizesse já o seu pedido de crédito".

"Somos os primeiros interessados em que isso se resolva com a maior celeridade possível", acrescentou também em declarações proferidas em Los Cabos, no México.

O Eurogrupo decidiu há dez dias conceder ao Estado espanhol uma linha de crédito até 100 mil milhões de euros para recapitalizar a banca.

A Espanha disse que não formalizaria o pedido até ter uma ideia do valor de que a banca necessita, pelo que encomendou vários estudos independentes, sendo que os resultados do primeiro serão conhecidos esta semana.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG