Governo britânico alivia impostos sobre classe média

O governo do Reino Unido vai aliviar os impostos sobre a classe média, uma decisão anunciada de surpresa e que vai beneficiar cerca de 25 milhões de pessoas que recebem anualmente menos de 115 mil libras, as mais prejudicadas pelo aumento da inflação.

George Osborne, ministro das Finanças, disse que, em média, cada pessoa irá poupar anualmente 45 libras, já tendo em conta a inflação. Mas os escalões mais baixos irão poupar 200 libras anuais.

De acordo com o Daily Telegraph, a coligação governamental quer demonstrar através desta medida que também quer aliviar o fardo financeiro sobre as famílias. Um passo que surpreende tendo em conta que o governo britânico está a levar a cabo o programa de redução da despesa pública mais duro das últimas décadas.

Mas os seus objectivos não estão a ser fáceis de alcançar. Os mesmos indicadores que prejudicam as contas das famílias - inflação dos preços do retalho subiu para 5,5%, o valor mais elevado em 20 anos, e o índice de preços ao consumidor aumentou para 4,4% - está a colocar em risco a recuperação económica.

Por isso, Osborne terá de apresentar um orçamento rectificativo, tanto mais que, de acordo com o mesmo jornal, os números dos cortes na despesa do Estado estão abaixo do orçamentado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG