Estado já assegurou metade do refinanciamento até Junho

Portugal já cumpriu metade do programa de refinanciamento da dívida a vencer no primeiro semestre de 2011, disse hoje, segunda-feira, o secretário de Estado do Tesouro à Lusa, no mesmo dia em que o Estado português colocou 3,5 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro.

Com a operação de hoje, "mais de um terço das amortizações de Obrigações do Tesouro - dívida de médio e longo prazo - a fazer até Junho já estão cobertas. Com a colocação de 12 de Janeiro, a percentagem passa a cerca de 50 por cento", disse à Lusa o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina.

Na primeira emissão sindicada de dívida do ano, Portugal colocou hoje no mercado 3,5 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro a cinco anos, com um juro de 6,45 por cento e a procura, que ultrapassou os sete mil milhões de euros, a ultrapassar o dobro da oferta, segundo Costa Pina.

"É um nível de taxa de juro em linha com o mercado secundário de dívida pública, que é o marco de referência que há que tomar", disse o secretário de Estado.

No mercado secundário as obrigações a cinco anos rondam os 6,48 por cento, com Costa Pina a destacar a forma como decorreu a operação sindicada, que, afirmou, está também em linha com as condições de colocação da dívida espanhola, em 17 de Janeiro.

"A operação de hoje foi realizada sem grandes sobressaltos (...) O Estado português, quando vai ao mercado, tem uma resposta positiva por parte da procura", acrescentou.

O secretário de Estado referiu ainda que o custo médio -- os juros - da totalidade da dívida portuguesa está nos 3,5 por cento, contra 3,4 por cento de média para a zona euro.

Costa Pina disse ainda "acreditar que regressaremos a taxas de juro mais baixas, havendo no entanto que prosseguir com o esforço de consolidação orçamental e de redução do défice".

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, a agência que gere a dívida soberana portuguesa, tem como objetivo emitir 20 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro em 2011.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG