Estado confirma novo leilão de bilhetes do Tesouro na quarta-feira

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) confirmou hoje que vai promover um leilão de bilhetes do Tesouro na próxima quarta-feira com um financiamento entre 750 milhões e mil milhões de euros.

Em comunicado, o IGCP diz que "vai realizar no próximo dia 16 de Fevereiro pelas 10:30 horas um leilão da linha de bilhetes do Tesouro com maturidade em Fevereiro de 2012 (BT17FEB2012), com um montante indicativo entre 750 milhões e 1000 milhões de euros", tratando-se de uma nova linha de crédito com maturidade a 12 meses. Na última emissão semelhante à que está anunciada, o IGCP pagou um juro de 3,71 por cento para uma colocação de 800 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

Os juros exigidos pelos investidores para comprar dívida soberana portuguesa no mercado secundário estavam a aliviar às 10:49, depois de terem negociado em máximos desde a entrada no euro, após notícias de que o Banco Central Europeu terá voltado a intervir.

A essa hora, a taxa de juro exigida pelos investidores para comprar títulos de dívida com maturidade a dez anos aliviava para 7,37 por cento, depois de ter chegado a negociar nos 7,63 por cento hoje de manhã.

O 'spread' face à dívida alemã na mesma maturidade diminuía também para os 410,3 pontos base, tendo a taxa genérica caído igualmente para os 7,27 por cento, abaixo do valor de fecho de quarta-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG