Equipa da 'troika' em Lisboa "muito em breve" para ajudar no Orçamento

Uma equipa de técnicos da 'troika' virá a Lisboa "muito em breve" para acompanhar o Governo na elaboração do Orçamento do Estado para 2012, afirmou hoje o economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Poul Thomsen.

A missão da 'troika' para Portugal é constituída por FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia (CE), com a equipa do fundo liderada por Thomsen.

Em conferência telefónica a partir de Washington, às 20:00 horas de Lisboa, Thomsen afirmou que "o próximo passo será a vinda de uma equipa de técnicos a Lisboa, muito em breve, para ajudar o Governo na elaboração do Orçamento do Estado" para o próximo ano.

Poul Thomsen referiu igualmente que "a próxima missão da 'troika' virá a Portugal em novembro para uma segunda revisão" à aplicação, pelo Executivo, das medidas que o Governo português terá de concretizar até ao final de Setembro, no âmbito do memorando.

Na sua intervenção inicial, Poul Thomsen enalteceu a determinação do Governo no cumprimento das metas estabelecidas com a 'troika', o que permitiu ao FMI libertar a segunda parcela do resgate a Portugal, de 3,98 mil milhões de euros, elevando os fundos atribuídos a Lisboa a 10,43 mil milhões de euros.

O fundo de resgate do FMI, aprovado em maio de 2011, faz parte de um pacote de apoio, em parceria com a CE e o BCE, que ascende aos 78 mil milhões de euros, nos próximos três anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG