EDP assina acordo de gás natural para 20 anos

Em causa está o aprovisionamento de mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito por ano, que deverá começar em 2020.

A EDP anunciou hoje a assinatura de um acordo para aprovisionamento de gás natural ao longo de 20 anos, com a empresa Corpus Christi Liquefaction, subsidiária da norte-americana Cheniere Energy.

Em causa está o aprovisionamento de mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito por ano, durante 20 anos passíveis de se estenderem por mais dez, caso a EDP o decida, indicou a empresa, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A EDP prevê que o início deste aprovisionamento se dê em 2020, estando dependente da concretização de um projeto da Cheniere no Estado do Texas, nos Estados Unidos, o trem três do Corpus Christi Liquefaction Project.

De acordo com informação da Cheniere na respetiva página da internet, o projeto desta empresa envolve a construção faseada de três trens destinados à liquefação de gás natural proveniente de diversas fontes, para exportação por via marítima.

Segundo o comunicado divulgado pela EDP, a concretização do acordo entre as duas empresas necessita "do recebimento das prévias autorizações regulatórias" por parte da Corpus Christi Liquefaction, "bem como o assegurar dos necessários acordos de financiamento e a tomada de decisão final de investimento na construção do trem três" deste projeto.

"Esta transação contribui para o cimentar do posicionamento da EDP como detentora de um 'portfolio' diversificado de fontes de gás natural, permitindo a perseguição de uma estratégia de valorização dos ativos EDP", acrescenta a elétrica portuguesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG